EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Regulamento interno   Ficha de inscrição   Documentos necessários

1 - Destinatários

Crianças desde os 3 aos 6 anos.

 

2 - Objetivos

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;

  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

  • Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

  • Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

 

3 - Atividades/Serviços Prestados

1. Atividades complementares da ação educativa da família, as quais contribuem para favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

2. Atividades de apoio à família, nomeadamente:

  • Alimentação adequada à idade.
  • Higiene.
  • Jogos lúdicos e didáticos.
  • Atividades de Expressão - Motora, Plástica, Musical.
  • Atividades de exterior.
  • Cuidados de saúde.
  • Planos individuais e respectivas avaliações qualitativas.
  • Repouso (Sala 3-4 anos).
  • Lavagem e tratamento de bibes e roupa de cama.
  • Estimulação Sensorial.
  • Motivação para a autonomia.
  • Gestão Emocional.

O desenvolvimento destas atividades decorre do Plano de Atividades, integrado no Projeto Educativo da Instituição, o qual procura dar resposta não apenas às necessidades e bem-estar das crianças, mas também favorecer o seu desenvolvimento integral.

     OUTROS SERVIÇOS

  •  Atividades de Enriquecimento Curricular.
  • Época balnear.
  • Transporte.
  • Passeios ao exterior.

4 - Pagamento e Mensalidades

O pagamento da mensalidade é efetuado do dia 01 ao dia 08 de cada mês, na Secretaria da Instituição, no horário das 9h30m às 13h e das 14h30m às 17h30m. Os modos de pagamento são os habituais, dinheiro, cheque, multibanco e transferência bancária.

 

5 - Horário e Regras de Funcionamento

a) Educação Pré-Escolar da A.S.CP. funciona de segunda a sexta-feira, no seguinte horário:

  • Componente Letiva:
    9:00h – 11:30h; 12:30h – 15:30h
  • Apoio à Família /Prolongamento de horário:
    7:30h – 9:00h; 15:30h -19:30h;
  • Apoio à Família /Refeição:
    11:30h – 12:30h

b) Não é permitida a entrada das crianças a partir das 09:30h, nem a sua saída antes das 17:00h, salvo por motivo devidamente justificado pelos pais ou outros responsáveis pelas crianças, a quem compete informar a responsável da sala a que pertence a criança:

  • Com antecedência, sempre que possível;
  • No imediato, por contacto telefónico, nas situações de imprevisto.

 

e) O estabelecimento encerrará anualmente para limpezas, desinfeção e reformulação das salas, durante duas semanas do mês de Agosto, a comunicar previamente aos pais/encarregados de educação, em reunião ou por comunicado escrito, no primeiro quadrimestre do ano letivo corrente (entre Setembro e Dezembro);

d) Durante o mês de Agosto e, devido às férias dos funcionários e ao número reduzido de crianças, estas poderão vir a ser reunidas numa outra sala que não a habitual;

e) O estabelecimento de Educação Pré-Escolar encerra também aos Sábados, Domingos e Feriados nacionais e concelhios e, eventualmente, na Véspera de Natal e Ano Novo, sendo os pais informados com o mínimo de 15 dias de antecedência.

 

6 - Material Obrigatório

A criança deverá ter diariamente na sala:

  • 1 Muda de roupa completa;

  • 2 Bibes;

  • 1 Panamá, com as iniciais do nome próprio e do apelido e o nome da A. S. C. Paradense;

  • Escova de dentes (identificada c/o nome da criança e apenas quando tal se justificar);

  • Copo e pasta de dentes (identificado c/o nome da criança);

  • Escova/Pente para cabelo (identificado c/o nome da criança);

  • Bibe de plástico para fazer pinturas (identificado c/o nome da criança).

 

Localização

Rua da Associação, 1
Chão da Parada
2500-304 Caldas da Rainha

Contactos

  • [+351] 262 881 555 - Secretaria
  • [+351] 262 836 325 - Bar
  • [+351] 262 836 326 - Fax

Horário Secretaria

Seg-Sex 8:30h-18:30h
Sab Dom encerrada

Siga-nos