As crianças das respostas sociais da Infância da Associação Social e Cultural Paradense, nomeadamente, Creche, Educação Pré-Escolar e CATL, seguiram à risca as normas de segurança no simulacro que se realizou no passado dia 30 de outubro de 2020. Este exercício que se realiza todos os anos, serviu uma vez mais para testar as Medidas de Auto Proteção, bem como o Plano de Emergência em prática na Instituição.

Contudo, este ano, face ao contexto pandémico que todos vivemos, o exercício aplicou-se apenas ás respostas da infância, deixando protegidos os utentes seniores da instituição, por forma a evitar cruzamentos entre pessoas de respostas distintas e, por conseguinte, também não foram convidadas entidades externas, tais como Bombeiros, PSP, Proteção Civil, etc.

A simulação do sinistro teve início com um incêndio às 14h59 na copa do refeitório da creche, originando, após orientações do Delegado de Segurança da ASCP a evacuação de todas as salas da infância que se concentraram no Ponto de Encontro previamente definido – campo de jogos no exterior da ASC Paradense – devidamente agrupados pelos binómios equipas/zonas de evacuação, de forma a aferir de forma eficiente o real estado da evacuação. 

Após a chegada ao local, o Delegado de Segurança verificou junto dos “chefes das equipas de evacuação” o estado da evacuação, através de contagens, confrontando também com o registo de presenças diário.

Em relatório de avaliação do exercício, o Engenheiro Edgar Mendes, que acompanhou todos os procedimentos, referiu “poder constatar-se que os colaboradores da ASCP encontram-se extraordinariamente bem preparados para atuar em caso de emergência, conforme se tem demonstrado ao longo dos anos em que se vem praticando o exercício. ” A Equipa está toda de Parabéns!

 

Partilhe:
Simulacro de Emergência na ASCP
Voltar ao topo