Indivíduos e famílias, prioritariamente, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de dependência.
Objetivos
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
Garantir a prestação de cuidados de ordem física e apoio psicossocial a indivíduos e famílias, de modo a contribuir para seu equilíbrio e bem-estar;
Apoiar os indivíduos e famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária;
Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações inter-familiares;
Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde;
Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
Prevenir situações de dependência, promovendo a autonomia.
Atividades/Serviços Prestados
O Serviço de Apoio Domiciliário (adiante designado por S.A.D.) da A.S.C.P. assegura a prestação dos seguintes serviços (no mínimo de dois):
Distribuição da alimentação (tendo em conta as dietas prescritas pelo médico do cliente e ajuda na sua toma, caso se justifique);
Tratamento de roupa;
Higiene e conforto pessoal;
Ajuda na toma de medicação e pequenos cuidados de saúde;
Pequenas limpezas no domicílio e nos espaços de permanência dos clientes;
Atividades de Animação;
Disponibilização de informação de outros serviços disponíveis na comunidade adequados à satisfação de outras necessidades.
Reabilitação/Estimulação cognitiva e motora (NOVA)
Extra Mensalidade
Pequenas reparações no domicílio;
Apoio Psicológico;
Cabeleireiro;
Animação no domicílio;
O Serviço de Apoio Domiciliário da A.S.C.P. poderá ainda realizar outras atividades, ficando embora estas condicionadas às possibilidades da Instituição, à situação do utente e à adequação da atividade às suas capacidades.
Pagamento e Mensalidades
O pagamento da mensalidade referente ao mês em curso é efetuado no seguinte período: de dia 1 a dia 19 de cada mês, na Secretaria da Instituição. Os modos de pagamento são os habituais, dinheiro, cheque, multibanco e transferência bancária.
Horário de Funcionamento
O S.A.D. da A.S.CP. funciona de segunda a sábado, excetuando domingos e feriados; O horário de funcionamento inicia-se às 08:00 horas e termina às 17:00 horas (de 2.ª a 6.ª feira) e inicia-se às 08h00 horas e termina às 13:00 horas (aos sábados).
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do Cliente.
Cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde, ou de outro Subsistema do Cliente.
Cartão de Contribuinte do Cliente.
NISS (Número de Identificação da Segurança Social) do Cliente.
Cartão de Pensionista.
Comprovativo dos Rendimentos do Cliente/Agregado Familiar (IRS) e comprovativo de liquidação de (IRS).
Guia de tratamento para o utente e faturas da farmácia (Documentos necessários para a obtenção do cálculo médio do custo mensal dos medicamentos para doenças crónicas. FAQ nº 30 - Circular nº 4 de 16DEZ2014 da Direção Geral de Segurança Social)
Recibo de renda da casa ou documento comprovativo de prestação da casa ao banco.
Comprovativo de rendimentos anualizado da Segurança social.
Relatório médico e ou relatório de alta, com a finalidade de (re)entrada na valência pretendida.